UNIDOS CONTRA A COVID-19.

Nota de esclarecimento da Fiocruz

Nota de esclarecimento da Fiocruz

Em resposta a nota publicada, na coluna Radar, da revista Veja, na segunda-feira (03/08), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) esclarece que as despesas relativas ao pregão 03/2020, não possuem qualquer relação com os recursos de doação do Fundo emergencial para enfrentamento da Covid-19, do programa Unidos Contra a Covid-19. O pregão em questão é referente a um edital de 2019, anterior, portanto, ao início da pandemia. À época, o valor estimado do edital considerava as diversas atividades previstas para a celebração dos 120 anos da Fiocruz. Em razão da suspensão de atividades presenciais dessa natureza na instituição e da concentração de esforços em ações relacionadas ao combate à Covid-19, não foi executado qualquer gasto para aquisição de materiais para eventos.


A Fundação esclarece ainda que todos os recursos relacionados à pandemia, sejam provenientes de doações ou do Tesouro, são utilizados exclusivamente para ações de enfrentamento à Covid-19, previamente pactuadas com o governo federal e com os doadores, com acompanhamento dos órgãos de controle e nesta plataforma por meio das abas Resultados e Transparência.


A Fiocruz reafirma seu compromisso com a transparência pública e com a saúde dos brasileiros e permanecerá atuando incansavelmente em suas diversas frentes para a busca de soluções e respostas à pandemia provocada pela Covid-19.